Powered By Blogger

sábado, 21 de agosto de 2010

Osteopatia - Especialidade da Fisioterapia que trata dores na coluna

A Osteopatia é uma abordagem diagnóstica e terapêutica manual das disfunções de mobilidade articular e tisular que participam no aparecimento de sintomas dolorosos. É então, um método que pesquisa a causa lesional, e o tratamento permite o reequilíbrio das funções do organismo e de estimular o funcionamento normal do corpo, tratando os componentes mecânicos da dor.

Criada pelo Dr. Andrew Taylor Still, médico americano que em seus estudos definiu como “estrutura” as diferentes partes do corpo (ossos, músculos, fáscias, vísceras, glândulas, etc.) sendo que cada uma dessas partes possui uma função definida, não podendo a doença se desenvolver se a relação estrutura/função estiver em harmonia.

Abrange os seguintes campos terapêuticos: Parietal (sistema músculo-esquelético), Crânio – sacral e Visceral.


A lesão osteopática ou disfunção se define como uma restrição de mobilidade em um ou vários parâmetros fisiológicos de movimento como conseqüência: Dor, limitação de amplitude e contratura muscular.


Distinguem-se dois tipos de lesão:


A Lesão primária onde há perda de mobilidade devido a um traumatismo e a lesão secundária onde há perda de mobilidade que se instala como compensação a uma lesão primária (cadeia de reequilibração).


O profissional da saúde recebe noções na universidade que deve observar o homem como um todo, porém ao sair dela não segue esse conceito e peca ao não realizar um bom exame clínico, tratando de modo errôneo e localizado um distúrbio que pode ter origem numa região distante da zona da lesão primária a ser tratada. Vejamos abaixo um exemplo disso.


EX: Uma entorse de tornozelo modificará a biomecânica do pé, pequenos ossos sairão de sua posição anatômica provocando trações em outros ossos, ligamentos e músculos, no caso uma posterioridade do ilíaco (um dos ossos da bacia) levando a um desequilíbrio postural que conseqüentemente provocará os sintomas dolorosos apresentados pelo paciente quando este procura o traumato-ortopedista e posteriormente o fisioterapeuta.

A visão acadêmica de observar o doente como um todo, é reconhecer que os diferentes sistemas do organismo estão conectados e são interdependentes, há um mesmo território de inervação para determinada região da pele, é a mesma que inerva o músculo ou grupamento muscular e um órgão interno ou víscera correspondente.


A Osteopatia vem abrindo cada vez mais espaço para que a Terapia Manual seja uma das ferramentas de auxílio da Fisioterapia no diagnóstico e tratamento de patologias ósteomioarticulares, distúrbios da coluna vertebral, Distúrbios Têmporo-Mandibulares e alterações viscerais, na medida em que detectando a lesão primária e tratando-a, restabelece a função ora comprometida num curto espaço de tempo.



vianajunior@antonioviana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário