Powered By Blogger

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Cervicobraquialgia: dor intensa na região do pescoço com irradiação para membro superior


COMPRESSÃO RADICULAR CERVICAL – CERVICOBRAQUIALGIA












A cervicobraquialgia ou neuralgia cervicobraquial pode definir-se como um quadro de dor que afecta a coluna cervical e o membro superior, podendo a localização da dor variar de acordo com o local que origina o problema

Caracterizada por alteração de sensibilidade, dor e, queimação, formigamentos, e até diminuição da força muscular nos membros superiores, tais como regiões dos ombros, braços, antebraços e mãos, podendo ainda ser uni ou bilateral (os dois braços).

A compressão das raízes nervosas, mais comuns está entre as 4ª e 5ª / 5ª e 6ª vértebras cervicais. As ramificações nervosas que saem do meio da nossa coluna (das vértebras) são responsáveis por inervar uma determinada área do nosso. Então os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça (região da nuca occipital).


TOPOGRAFIA DA DOR E PARESTESIAS


A dor na Cervicobraquialgia é unilateral e adota uma topografia radicular de acordo com a distribuição dos dérmatomas. Geralmente inicia-se no ombro podendo estender-se ao longo de todo o membro superior até aos dedos. Deste modo ao avaliar o trajecto da dor, podemos avaliar qual a raiz envolvida o que fornece uma ajuda valiosa:

C5- face externa do ombro e braço, até ao cotovelo sem o ultrupassar;
C6- parte externa do ombro, braço e ante-braço, polegar e frequentemente dedo indicador;
C7- ombro, parte média do braço e antebraço, dedo médio, por vezes indicador e anular e por vezes até o polegar;
C8- Parte mais interna do ombro, braço e antebraço, dedo indicador e anular.
 
Muitas vezes a Cervicobraquialgia é acompanhada de irradiações escapulares posteriores, torácicas anteriores e cefálicas. Acontece mesmo com frequência a dor iniciar-se na região da omoplata sendo esta a região mais dolorosa. Estas crises posteriores parecem estar relacionadas com as raízes de C6, C7, C8 e devem-se à afecção das fibras mais periféricas da raiz, que correspondem à rama posterior perfurante.
 
As cervicobraquialgias estão comumentes associadas aos seguintes fatores:

· Radiculalgias (distúrbios ao nível do forâme de conjugação com conseqüente irradiação às estruturas inervadas por aquela raiz nervosa)
· Patologias dos MMSS (principalmente as neuropatias periféricas que podem provocar irradiação no sentido tanto da cervical quanto do punho)
· Dores Referidas (vísceras e patologias diversas que podem apresentar sintoma de dor reflexa no trajeto cervicobraquial
· Distúrbios Estruturais (cadeias lesionais de origem ascendente ou descendente que podem provocar uma sobrecarga na região cervicobraquial)

Outros motivos de dor no trajeto cervicobraquial são as dores referidas, que podem ocorrer por distúrbios viscerais. Tais dores, têm como principal característica, não estar associadas ao movimento, ou seja, não apresentam alteração da dor à mudança de posicionamento.

Algumas vísceras que podem produzir dores nessa região:

· Coração (dor referida em MSE)
· Pulmão (dor referida em escalenos)
· Fígado (dor referida em MSD)
· Baço (dor referida em MSE)
· Estômago (região dos trapézios)
· Diafragma (ombros)


TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO



OSTEOPATIA - Entre as terapias manuais utilizadas para tratar a cervicobraquialgia, está a osteopatia – uma técnica manual que reequilibra a biomecânica corporal ao colocar as articulações em condição estável. Dessa maneira, é possível aliviar sintomas de dor e manter sob controle o organismo do paciente, a fim de que o quadro de inflamação não evolua.

QUIROPRAXIA - lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular e com um enfoque particular nas subluxações.

INIBIÇÃO MUSCULAR REFLEXA - É um novo conceito de Tratamento Fisioterapêutico que por inibição miotática trata os músculos em contratura de uma cadeia compensatória de desequilíbrio postural

TERAPIA NEURAL - Abordagem diagnóstica e terapêutica visando estimular a regulação do sistema nervoso autônomo na atenção às disfunções dolorosas e cinéticas funcionais humanas, induzindo processos de auto-regulação e reequilíbrio


Prevenindo a cervicobraquialgia 
- Mantenha a cabeça ereta durante o trabalho em frente ao computador
- Deixe os ombros relaxados durante as tarefas que exigem apoio dos braços
- Evite carregar peso
- Procure dormir em colchão e travesseiro adequados ao seu tamanho e peso
- Recorra a  fisioterapia preventiva, principalmente se tiver uma sobrecarga de trabalho


Dr. ANTONIO VIANA DE CARVALHO JÚNIOR

(85) 8845-9623 / 9955-7355
jrfisio@bol.com.br / vianajunior@antonioviana.com.br
Rua Solon Pinheiro, 1539 Bairro de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário